terça-feira, 10 de agosto de 2010

comida, carro, enganações

Estou bêbado, pra variar um pouco. Estava eu bebendo num canto do CA até aparecer um brother com um maço de cigarros na mão. Pedi um, o cara me lançou um free. Já achei estranho, mas o cara insistiu em comentar: fumo free porque tem muito menos nicotina. Porra mano, cigarro já é um baguio naturalmente toxico, venenoso e cancerígeno, de que adianta ter menos nicotina? Eu gosto porque fumo de 15 em 15 dias e não agüento aqueles de filtro laranja, mas para um fumante do dia a dia é uma hipocrisia sem tamanho, ainda mais que o cara fumou 3 cigarros em 5 minutos.

Essas hipocrisias enganadoras do dia a dia me irritam profundamente. Esses dias almocei com uma amiga, ela encheu o prato com lasanha, arroz, torresmo e uma saladinha. A salada já era motivo de risos, mas o que me irritou foi quando ela ficou puta com o garçom porque não tinha Coca zero. Pede coca normal, disse. Você ta louco? Coca cola é uma bomba calórica!

Quando a gente pede um REFRIGERANTE, já imagina um treco gostoso e que faz mal pra saúde. Pra que se enganar com um treco igualmente danoso que diz ter menos calorias?

O mesmo se aplica a fast food. Eu sou um admirador eterno do Bobs. Há muita gente que não gosta, geralmente dizem: Bobs é muito gorduroso. É por isso que eu gosto, o Bobs é nojento, gorduroso e pesado, mas a carne tem gosto, e isso que importa. Quando a gente vai num fast food, queremos comprar sabor, e não saúde. Essas coisas tipo McDonalds vender maçã ou salada é uma tentativa de maquiar a realidade.

As coisas são o que são. Fast food , refri e cigarro são totalmente incompatíveis com vida saudável. Quem acha que da pra compartilhar cai nesse auto-engano que me irrita.

Passando da comida aos carros, é a mesma coisa. Lamentável ver gente discutindo maneira de reduzir a emissão de poluentes dos carros, fazendo um lobby tão grande a ponte de a Hummer (fabricante de carros beberrões parecido com tanque de guerra) falir. Carro por si só já é uma coisa poluente. Carro individual então, pior ainda. Não adianta reduzir 10% a emissão por carro e vender 20% mais carros por ano.

Esses dias estava vendo o debate dos presidenciáveis na televisão, e me impressionou a fala de Plínio de Arruda Sampaio para Marina Silva que, em outras palavras, disse: Marina, você quer conciliar tudo, e tem coisas inconciliáveis. Lucro e meio ambiente não são compatíveis, deve-se fazer uma escolha. Gênio, a idéia sintetiza tudo: não deve-se maquiar a realidade e enganar as pessoas.

Dá pra estender o conceito pra quase tudo na vida, mas to com preguiça de continuar, e tão me chamando prum dog na sala.
Muito gorduroso por sinal.

Nenhum comentário: